Quando o Dosvox é instalado, ele define a pasta Treino como diretório (pasta) padrão de trabalho. Isso significa que sempre que você salvar um arquivo novo ou precisar buscar um arquivo, isso será feito nessa pasta.
A pasta Treino contém uma série de subpastas e arquivos de exemplo que podem ser apagados sem prejuízo ao funcionamento do Dosvox, com exceção do arquivo prova.qst, utilizado para a confecção de questionários de múltipla escolha.
Você pode também deixar a pasta Treino como ela está e escolher ou criar uma nova pasta padrão de trabalho.
Para escolher uma nova pasta de trabalho, você precisa primeiro saber o caminho completo da pasta que irá utilizar. A pasta Treino, por exemplo, está em c:\winvox\treino.
Se você pretende ter uma pasta para cada estudante que utiliza o programa no mesmo computador, ou uma pasta para cada disciplina, a forma mais fácil de se organizar é criando novas pastas dentro da pasta WINVOX. Desta forma, as pastas terão um caminho curto e de fácil memorização.
Para criar uma nova pasta, você deve fazer o seguinte percurso:
Dosvox, o que você deseja? (seta para baixo)
D – discos e mídias (ENTER) (seta para baixo)
C – criar pasta (ENTER)
O programa pedirá o nome do diretório a criar e você deve digitar o caminho completo da pasta, por exemplo: c:\winvox\ciências.
A seguir, o programa perguntará se este será o novo diretório de trabalho. Caso confirme (S – sim), este será o diretório da sessão atual.
Ao fechar e reabrir o Dosvox, o diretório volta ao padrão, que é a pasta Treino.