Menu Arquivos do Dosvox

Finalidade: Utilizado quando o usuário deseja manipular arquivos.

Começaremos mostrando as possibilidades de trabalho com diferentes arquivos, e usaremos como exemplo os que estão contidos na pasta Treino. Essa é a pasta de trabalho padrão do Dosvox, que pode ser modificado como explicaremos mais adiante.

Ao ouvir a mensagem “Dosvox, o que você deseja?”, podemos acessar o menu inicial por meio dos atalhos do teclado ou da seta para baixo. Ao acessar a opção A – arquivos, o programa nos informa quantos arquivos e quantos subdiretórios (pastas) a pasta de trabalho atual (neste caso, a pasta Treino) contém. A seguir, você ouvirá a mensagem “Arquivos: use as setas para selecionar”.

Para abrir uma das subpastas tecle S – subdiretórios, escolha a pasta a ser aberta com as setas e tecle ENTER. Depois, é preciso teclas ESC e A – arquivos para ter acesso aos arquivos dessa subpasta.

Para escolher um arquivo você pode utilizar:

  • As setas para cima e para baixo
  • As teclas PAGE UP e PAGE DOWN, que retrocedem e avançam 10 arquivos de uma vez, respectivamente
  • A tecla HOME para ir ao primeiro arquivo da lista e a tecla END para ir ao último.

Depois de escolher um arquivo, tecle F1 para as opções, que são:

  • E – editar o arquivo: abre o arquivo no programa editor de texto. A edição de textos será detalhada no próximo módulo
  • I – imprimir: envia o arquivo para impressão em tinta ou braile, de acordo com as impressoras instaladas no computador.

Ao escolher esta opção, o sistema falará a mensagem: “Deseja impressão comum (C), formatada (F) ou em braile (B)?”, e o usuário escolhe teclando a letra correspondente C, F ou B ou, ainda, navegando com as setas verticais.

O programa pergunta: “Deseja configuração padrão (s/n)?” Caso a resposta seja S – sim, a impressão será iniciada.

Caso seja N – não, serão exibidas diversas opções num formulário onde se pode caminhar com as setas e trabalhar tal qual num editor de textos. Para sair deste formulário e iniciar a impressão, tecle ESC.

  • L – ler: abre o arquivo em programa de leitura. Assim que o arquivo é aberto, inicia-se a leitura contínua do arquivo.

Para pausar e reiniciar a leitura, tecle ENTER ou barra de espaço. Para fazer leitura por linhas, utilize as setas verticais.

Caso deseje ir a um ponto específico do texto, pressione F5 e informe uma ou mais palavras a buscar. O leitor posicionará o cursor no primeiro ponto do arquivo onde o texto digitado for encontrado; pressionando CONTROL+F5 ele busca a próxima ocorrência do termo buscado.

A leitura é encerrada teclando ESC ou ALT+F4.

  • R – remover: apaga o arquivo do diretório atual, enviando-o para a lixeira do Dosvox, de onde pode ser recuperado, se necessário.

Para apagar definitivamente o arquivo, usa-se CTRL+R

  • X – executar o arquivo: executa o arquivo em um programa instalado no sistema operacional, externo ao Dosvox
  • N – trocar o nome: renomeia o arquivo
  • C – tirar uma cópia: faz uma cópia do arquivo no mesmo diretório ou em outro diretório, ou ainda move o arquivo para outro diretório.

A opção pode ser feita teclando a letra correspondente ou escolhendo por meio das setas verticais.

Para fazer uma cópia no mesmo diretório, será necessário informar o nome da réplica, pois não é possível haver dois arquivos com o mesmo nome.

Para fazer uma cópia ou mover para outro diretório, é preciso digitar o caminho completo do diretório ou escolher dentre os diretórios configurados como preferidos utilizando-se as setas verticais.

Para saber outras opções de arquivos, tecle F9:

D – obter dados sobre o arquivo: são informados o tamanho, a data de criação e o tipo do arquivo

S – subdiretórios: abre as pastas contidas dentro da pasta atual

Q – informar qual arquivo do total: informa a posição relativa do arquivo no total de arquivos da pasta

G – exibir um grupo de arquivos: permite localizar um grupo de arquivos através da extensão (.txt, .doc, .pdf). Quando o programa solicita a máscara de seleção, o usuário deve digitar a extensão do arquivo a buscar, que deve estar no formato *.extensão (por exemplo *.TXT).

T – falar o tamanho total dos arquivos: informa o tamanho total do arquivo selecionado

O – ordenar os arquivos: os arquivos estão, por padrão, ordenados em ordem alfabética. Podem, no entanto, ser ordenados de acordo com nome, tamanho extensão ou data. Para isso, basta utilizar a primeira letra de cada opção ou escolher usando as setas verticais.

M – enviar o arquivo como e-mail: envia o arquivo por e-mail, desde que o programa de e-mail, Cartavox, já tenha sido configurado anteriormente.

Z – compactar o arquivo como e-mail: compacta os arquivos em formato .zip e envia por e-mail

P – desproteger o arquivo: desprotege arquivos protegidos contra exclusão

B – buscar arquivo contendo texto: busca arquivo contendo o texto digitado

F – folhear mais opções: são apresentadas as teclas de atalho para opções avançadas.

Para sair do menu de arquivos, tecle ESC a qualquer momento.